Votações nas Comissões especiais não são termômetros para as votações em Plenário
Se é possível pensar em um termômetro para as votações que ocorrem nas Casas Legislativas, diríamos que a imprecisão é a sua característica primordial.
As Comissões Especiais serão constituídas para dar parecer sobre proposta de emenda à Constituição, projeto de código e proposições que versarem sobre matéria de competência de mais de três Comissões que devam se pronunciar quanto ao mérito.
A competência para criar a comissão especial, conforme Regimento Interno, é do presidente da Casa. Em caso de a presidência ser da base do governo, as comissões criadas, muito provavelmente, se debruçarão em pautas de interesse do Governo.
Nesse sentido, considerando que a composição dessas comissões, além de observar as regras de proporcionalidade partidária, são formadas por parlamentares indicados por seus Líderes partidários, nem sempre com expertise no tema como critério de escolha, no cenário atual, o perfil da comissão tende a ser no sentido de dar “aquiscência” aos interesses do Governo.
Além disso, ao considerarmos que a maioria dos partidos políticos não segue uma pauta programática bem definida, vez que as votações de proposições legislativas nas comissões especiais acabam sendo “divididas” entre quem apoia a posição do governo em relação ao tema e de quem não apoia, a votação na comissão fica polarizada.
Nesse sentido, quando o parecer da comissão especial, aprovado por aquele colegiado, for pautado em Plenário, a percepção de polarização tende a ser mitigada, principalmente, se a matéria for considerada polêmica e a votação ocorrer de forma nominal.
Em política não há certezas. Se é possível pensar em uma característica para as votações que ocorrem no Plenário, diríamos que é a imprevisão, mesmo daquelas matérias aprovadas em comissão especial.
About The Author
Categoria: RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS, Rodrigo Alberto Correia da Silva
Tags: correia dasilva advogados, csa, relacoes governamentais, votoPostado em: 28/04/2017
Veja também
Desvendando o DIP Financing: Uma Abordagem Transformadora na Recuperação Judicial Empresarial
0 Comentários
/
Nos meandros complexos da recuperação judicial, as empresas…
Cláusulas “ad corpus” e “ad mensurum” em contratos de compra e venda de imóveis
Cláusulas "ad corpus" e "ad mensurum" são termos usados…
RDC 786/2023 – Nova resolução sobre exames de análises clínicas aprovada pela Anvisa
O que muda a partir de 1º de agosto de 2023?
A Anvisa libera…