Relações Governamentais

Partindo das capacidades desenvolvidas no atendimento jurídico e suporte a entidades de classe desenvolvemos nossas soluções voltadas para a interlocução entre a iniciativa privada e o Estado Brasileiro.

O Fundamento teórico do nosso trabalho é a teoria dos sistemas de Lhuman segundo a qual os sistemas Político, Jurídico e Econômico tem funções, linguagem e velocidades diferentes. O sistema jurídico viabiliza e legitima o uso do poder para o sistema político, além de criar instituições utilizadas pelo sistema econômico conforme definidas pelo sistema político com conteúdo, ritos e forma previstos pelo sistema jurídico.

Nosso trabalho é construir pontes entre estes três sistemas agindo como interpretes tradutores e locutores entre estes em benefício de nossos clientes.

Um serviço completo de Relações Governamentais Corporativas deve atender todo o ciclo de atividades necessário para a geração de resultados concretos que afastem ou mitiguem riscos, alavanquem os esforços do Cliente, Identifiquem e Viabilizem o aproveitamento de oportunidades decorrentes da formulação de legislação, regulação e políticas públicas. Todas as atividades abaixo devem ser cobertas pelo serviço de Relações Governamentais Corporativas em duas vertentes que se retroalimentam Monitoramento e Mobilização.

O monitoramento é realizado utilizando conceitos de inteligência competitiva a fim de alavancar ou proteger os negócios do cliente.

Para garantir que o trabalho seja realmente útil ao cliente o primeiro estágio do trabalho são o entendimento do negócio do cliente, etapa em que o cliente colabora com o escritório educando nossa equipe sobre o que a empresa faz e o que é essencial para o seu sucesso no presente e para a execução de suas estratégias.

Com o entendimento do negócio do cliente nossa equipe faz um levantamento de todas as regras que formam o ambiente normativo em que o cliente está inserido sejam leis, decretos, regulamentos, resoluções, políticas públicas, entre outras; mapeia quais os órgãos que as emitem e dentro destes órgãos qual a competência dos respectivos tomadores de decisão.

Feito isto passamos a levantar quais são as normas em criação que podem alterar este ambiente gerando ameaças ou oportunidades para os clientes, qual o seu estágio de criação, buscamos dar ao cliente ferramentas para antever e se quiser interagir com as mudanças, com este objetivo realizamos: 

Identificação do(s) tema(s) de interesse e assuntos críticos relacionados;

Definição das áreas de governo e detalhamento dos assuntos para acompanhamento, coleta de dados e informações ao cliente;

Monitoramento de temas de natureza legislativa (consultas públicas, audiências públicas, projetos de lei, propostas de emendas constitucionais, medidas provisórias e vetos presidenciais);

Informação dos atos publicados na imprensa oficial dos respectivos poderes e órgãos monitorados;

Identificação e perfil de tomadores de decisão, formuladores de políticas públicas, formadores de opinião e partes interessadas;

Com estas informações estamos prontos para iniciar o trabalho desenvolvido com a equipe do cliente em que continuamente será feito este monitoramento com a identificação de ameaças ou oportunidades e criados planos de mobilização para enfrentar ou mitigar as ameaças relevantes ou identificar, assegurar e alavancar as oportunidades relevantes.

INFORMATIVOS: Os informativos enviados regularmente aos clientes envolvem (i) informativo de atos do Poder Executivo Federal (diário); (ii) análise de mídia com os principais fatos reportados nos jornais, além de notícias de interesse do cliente (diário); (iii) Agenda Legislativa Federal (semanal, sempre às segundas-feiras); (iv) resultados da Agenda Legislativa Federal (diário); (v) relatório diário da atividade dos Poderes Legislativo e Executivo em âmbito Estadual e Municipal.

Identificado algum relevante no qual o cliente deseje contribuir é criado um plano de mobilização interagindo com o departamento de relações governamentais e partes interessadas de outros departamentos da empresa cliente.

A execução do plano de mobilização é feita seguindo cronogramas definidos com o cliente, conforme as demandas do projeto, com constantes revisões em virtude do contexto dinâmico do projeto influenciado pelas atividades desta proposta, do andamento das proposições alvo das atividades de relações governamentais bem como dos feedbacks recebidos nas atividades “corpo a corpo”, estratégia da empresa e aprendizado sobre o tema nos níveis técnico, econômico, social, jurídico e político entre outros.

Nossa atuação inclui:

  • Monitoramento Legislativo e Executivo – Âmbito Federal 

O trabalho consiste no monitoramento dos  atos publicados pelo Poder Executivo Federal, bem como dos projetos de lei e outras proposições em tramitação no Congresso Nacional que sejam do interesse do cliente. Esta proposta também compreende o envio diário de análise de mídia (com os principais fatos políticos e econômicos relatados pelos jornais) e notícias de interesse.

Além disso, este serviço de monitoramento inclui o envio periódico (diário, semanal ou mensal) de informativos com as informações monitoradas. Estes informativos, após o aceite da proposta, são formatados e enviados conforme a necessidade e desejo do cliente, que são explicitados em uma reunião de trabalho para alinhamento dos temas de interesse e demais peculiaridades de execução do trabalho.

Abaixo, destacamos em amarelo os serviços cobertos por esta proposta:  

  • Monitoramento e Inteligência – Federal/Estadual/Municipal – (Poderes Executivo e Legislativo) 
  1. Monitoramento da atividade do Congresso Nacional (Câmara e Senado) e de projetos de lei e outras iniciativas de interesse dos nossos clientes;
  2. Monitoramento (atos, decisões, decretos, portarias, resoluções, regulamentos, nomeações, consultas públicas) de órgãos reguladores, autarquias, empresas públicas e Ministérios estratégicos que tratem de assuntos do interesse dos nossos clientes;
  3. Monitoramento, in loco, da atividade de Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores e de projetos de lei e outras iniciativas de interesse dos nossos clientes nas cidades e estados que definir;
  4. Monitoramento de órgãos reguladores e Secretarias estratégicas que tratem de assuntos do interesse dos nossos clientes nos Estados e Municípios selecionados;
  5. Mapeamento, monitoramento e confecção de perfis de tomadores de decisão e influenciadores estratégicos, incluindo mapas de relacionamento;
  6. Classificação de stakeholders por alinhamento dos nossos clientes (favorável/contrário e contrário com ressalvas), poder de influência e nível de motivação;
  • Planejamento/Conteúdo 
  1. Elaboração de materiais de engajamento como posicionamentos, apresentações, talking points, pareceres, pesquisas e outros que possam servir de suporte para a atividade de Relações Governamentais;
  2. Elaboração de emendas, anteprojetos, contribuições para políticas públicas, substitutivos e outros materiais relacionados;
  3. Sugestão e desenvolvimento, junto ao cliente, de estratégias, programas e ações para educar e conscientizar autoridades estratégicas e tomadores de decisão, com vistas a atender os objetivos e interesses do cliente.
  • Engajamento / Mobilização 
  1. Agendamento e condução de reuniões com autoridades do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e do Poder Executivo;
  2. Agendamento e condução de reuniões com influenciadores e partes interessadas;
  3. Acompanhamento presencial de reuniões de Comissões e Plenárias;
  4. Participação em eventos de interesse do cliente;
  5. Acompanhamento da conjuntura política, especialmente, em âmbito federal.

A CSA atende os seguintes Segmentos

ALIMENTÍCIA

A indústria alimentícia tem como finalidade produzir e comercializar alimentos. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, aumentam as demandas do setor para garantir a qualidade dos produtos, a saúde do consumidor e um bom desempenho produtivo.

ASSOCIAÇÕES DE CLASSE

As associações de classe buscam atender aos interesses de determinados grupos profissionais com objetivos comuns, cuja finalidade varia de acordo com as demandas de cada classe.

COMÉRCIO

Os setores comerciais brasileiros envolvem desde a comercialização propriamente dita como também as parcerias e relações de mercado que ocorrem em suas atividades, unindo o trabalho de diferentes setores para ampliar a participação no mercado internacional.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Uma das principais áreas em crescimento no Brasil, a área de construção civil atua no desenvolvimento de projetos e obras de moradia e infraestrutura. A atuação jurídica neste setor tem como objetivo auxiliar, por exemplo, nas relações contratuais, segurança do trabalho e licitações.

COSMÉTICOS

Um setor em expansão no Brasil, com foco no consumo de matérias-primas, produção de ingredientes, investimentos em produtos orgânicos e exportação.

FRANQUIA

As atividades que envolvem a implementação de franquias tem como preocupação o investimento em um negócio, atentando-se para o direito de uso da marca, distribuição de produtos, assim como custos operacionais e pagamento de royalties.

INDÚSTRIA

As indústrias brasileiras têm como focos principais o crescimento das exportações e o fortalecimento de acordos comerciais nacionais e internacionais. No cenário atual do Brasil, crescem também as oportunidades para micro e pequenas empresas.

INSUMOS FARMACÊUTICOS

Setor sob intensa fiscalização com a finalidade de obter medicamentos de qualidade, dentro dos padrões de controle sanitário.

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS

Com a expansão do mercado brasileiro, cresce o estímulo aos acordos entre indústrias nacionais e empresas estrangeiras, assim como a vinda de empresas de outros países para o Brasil.

MEDICAMENTOS

O setor de medicamentos busca comercializar seus produtos sem deixar de atender aos padrões de segurança sanitária e de distribuição.

PRODUTOS MÉDICOS

Produção de artigos e produtos médicos, como móveis hospitalares e instrumentais cirúrgicos, com foco nos padrões de qualidade e segurança.

QUÍMICA

O setor, um dos mais importantes do Brasil, tem como foco o fornecimento de matérias-primas tanto para a área química como para outros setores industriais. A importância dos setores químicos se deve também ao crescimento da biotecnologia.

SAÚDE

A saúde é direito de todos, porém sua manutenção demanda recursos muitas vezes insuficientes, especialmente considerando que cada cidadão pretende obter todo tratamento possível, e da melhor qualidade, situação que a cada dia se agrava devido ao envelhecimento da população decorrente do desenvolvimento de novas tecnologias que, continuadamente, vencem as doenças que afligem a humanidade.

SERVIÇOS

A prestação de serviços engloba atividades da indústria que têm por objetivo oferecer produtos ou assistência a pessoas ou empresas.

SETORES REGULADOS

As empresas reguladas por órgãos de fiscalização, como por exemplo a Anvisa, devem atender a diversos princípios para garantir a qualidade de seus serviços. Para isso, faz-se necessário estreitar as relações com outras empresas reguladas.

TÊXTIL

Setor que atua na confecção e comercialização de peças de vestuário, com importante participação no mercado de matérias- primas, insumos e maquinários.

T.I.

Empresas especializadas em T.I. desenvolvem programas e equipamentos para a geração e manutenção de informações e dados, buscando eficiência e soluções inteligentes.

INFORMAÇÕES

Av. Ibirapuera, 2332 – 11º andar Torre II Moema – São Paulo/SP – CEP: 04028-900
SHN – Qd. 01 – Conjunto A – Bloco A – Sala 1.509 – Asa Norte – Brasília/DF – CEP 70701-010

Telefones
São Paulo +55 11 2766-4360 | Brasília +55 61 3264-8959

Email
contato@correiadasilva.com.br