Agora é oficial, Brasília 2018
Brasília inicia a semana com a empolgação do início do ano legislativo que ocorre nessa segunda-feira em sessão especial com a possível presença do Presidente Michel Temer.
Brasília inicia a semana com a empolgação do início do ano legislativo que ocorre nessa segunda-feira em sessão especial com a possível presença do Presidente Michel Temer que em sua mensagem insistirá nos pontos que considera “prioridade” de seu governo para o ano, dentre eles a Reforma da Previdência.
Reforma esta, prevista para iniciar sua discussão no dia 19 de fevereiro, que passará por algumas alterações, como previstas devido às negociações com o governo e com o presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). Dentre as alterações, envolve os servidores públicos que ingressaram na carreira antes de 2003, dando-os a possibilidade de se aposentar com integralidade e paridade. Importante ressaltar, que a reforma, como o texto está sem alterações, define que a integralidade e paridade só seriam obtidas se os servidores atingirem a idade mínima de aposentadoria. Com tal modificação espera-se angariar mais votos, uma vez que o Planalto afirma ter apenas 270 votos dos 308 necessários para a aprovação da Reforma na Câmara dos Deputados.
Além disso, é importante observamos também a agenda que o próprio Legislativo irá priorizar para seus trabalhos, se eles serão convergentes ou não com as ações do governo, já que como as eleições estão próximas, o anseio de se manter no cargo acaba sendo maior que qualquer outro objetivo, ainda mais partidário.
Nessa semana também acompanharemos, por fim, o desfecho da indicação da Deputada Cristiane Brasil (PTB/RJ) ao cargo de Ministra do Trabalho, uma vez que a bancada de seu partido se reunirá na terça-feira, 6, para deliberar sobre a possibilidade de indicar outra pessoa para a pasta, de preferência um nome que represente a bancada. O nome de Cristiane Brasil se desgastado a cada semana, principalmente, com a exposição de novas polêmicas, sendo a última uma gravação quando ocupava a Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e da Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro em 2014. O Planalto não tem se manifestado sobre as polêmicas envolvendo a Deputada, porém a exposição do governo tem efeito negativo para a população.
Após a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional nessa segunda-feira, cada Casa – Câmara e Senado – retomarão suas atividades normais na terça-feira, no Plenário da Câmara constam duas medidas provisórias: MP 800/17, que estabelece diretrizes para a reprogramação de investimentos em concessões rodoviárias federais; e MP 801/17, que dispensa os estados de uma série de exigências para renegociar suas dívidas com a União.
Já as comissões da Câmara devem ter seus trabalhos normalizados apenas após o Carnaval.
No Senado, na pauta do Plenário consta, por enquanto, apenas cinco projetos, dentre os quais destacamos o projeto que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e altera legislação correlata, para restringir a aplicação do regime de substituição tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) (PLC 476/2017).
Nas comissões, destaque para a sabatina da indicada à Conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sra. Paula Farani de Azevedo Silveira, na Comissão de Assuntos Econômicos, na terça-feira, dia 06. Lembrando que o nome também deve ser deliberado no Plenário da Casa, além do da Comissão, para que possa haver a nomeação ao cargo.
Outro destaque no Senado, é a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que debaterá “O Relatório da CPI da Previdência”, o qual foi aprovado no final do passado, sem grandes repercussões. Para participar da audiência espera-se a participação de representantes das seguintes entidades: Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA; Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal
do Brasil – ANFIP; Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ; Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP; Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP; Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE; Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – SINAL; Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO; Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil- SINDIFISCO NACIONAL; Sociedade Brasileira de Previdência Social – SBPC; Polícia Federal; Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – UNAFISCO; Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho – ALJT; e Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB.
Por fim, está agendada até o momento reunião da comissão mista especial que analisa medida provisória editada como: MP 802/2018, sobre o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.
About The Author
Categoria: [xyz-ips snippet=”Categoria”]
[xyz-ips snippet=”Tag”]
Postado em: [xyz-ips snippet=”Data”]
Veja também
Desvendando o DIP Financing: Uma Abordagem Transformadora na Recuperação Judicial Empresarial
0 Comments
/
Nos meandros complexos da recuperação judicial, as empresas…
Cláusulas “ad corpus” e “ad mensurum” em contratos de compra e venda de imóveis
Cláusulas "ad corpus" e "ad mensurum" são termos usados…
RDC 786/2023 – Nova resolução sobre exames de análises clínicas aprovada pela Anvisa
O que muda a partir de 1º de agosto de 2023?
A Anvisa libera…