A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS
A realidade tributária brasileira é tema de alta complexidade, por isso, a boa gestão dos tributos das empresas vai muito além de adequação e burocracia.
No ramo empresarial, uma boa gestão diz respeito a sobrevivência da empresa no cenário atual do país!
A pandemia do Corona- Vírus no Brasil mostrou-nos quais são as empresas preparadas para a crise e quais não são. Além disso, fortificou lastros fortes de empresas que se prepararam para tanto, e derrubou aquelas que não tinham o costume de se prepararem da forma correta.
Existem dezenas de tributos no Brasil, entre taxas, impostos e contribuições, em âmbito federal, estadual e municipal, que oneram demais a atividade empresarial, e podem levar para o ralo a margem de lucro do empresário, até mesmo inviabilizando por completo a atividade.
Não obstante, há ainda a edição de grande quantidade de normas que regem o sistema tributário, oriundas dos 3 entes tributantes (União, Estados e Municípios). E ainda, há dezenas de obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir para tentar estar em dia com o fisco: arquivos digitais, declarações, formulários, livros, guias, etc.
É neste patamar que falamos na importância da gestão tributária, ou planejamento tributário como é mais conhecido.
Uma boa gestão tributária pode levar a redução de custos, ganhar competitividade no mercado, criar condições necessárias para expansão do negócio e além disso, torna a atividade empresarial cada vez mais lucrativa, tendo em vista o melhor planejamento escolhido pelo time jurídico tributário da empresa.
Um bom planejamento não está ligado ao ato de deixar de pagar tributos de forma ilegal, pelo contrário. A gestão adequada garante economia e sossego perante o Fisco, pois se utiliza de escolhas feitos dentro dos limites das normas tributárias. Que será feito em observância a realidade financeira e local de cada empresa, pois seguir um modelo que deu certo para uma empresa de médio ou grande porte, fatalmente não dará certo para uma pequena empresa.
Portanto, a adoção de uma metodologia de trabalho, de forma regular e planejada, pelo menos dará condições á empresa de buscar nas pessoas envolvidas o melhor de seus conhecimentos e percepções, para enfrentarem o “dilúvio tributário” a que estão sujeitas diariamente.
Texto de autoria da estagiária de Direito Bruna Ribeiro, com a supervisão da sócia-advogada Nathalia Pedrosa.
Categoria: [xyz-ips snippet=”Categoria”]
[xyz-ips snippet=”Tag”]
Postado em: [xyz-ips snippet=”Data”]