Especulações sobre os Ministérios
No último domingo, 26/10, o Brasil viu reeleita, com 51,64% dos votos, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) Dilma Rousseff . . .
Após as eleições as discussões e especulações voltam-se para a composição estrutural do Governo Petista na próxima legislatura.
Como informado pela Equipe CSA, a Câmara dos Deputados contará com uma composição mais fragmentada a partir de 2015 e, ao que tudo indica, terá um caráter mais conservador devido ao aumento da bancada empresarial e diminuição da bancada de sindicalistas.
Desse modo, a presidente deverá indicar novos nomes para atuar nas relações do Executivo com o Legislativo.
Os interlocutores da campanha de Dilma apostam possíveis nomes para a composição do governo da Presidente no próximo ano:
No Ministério da Fazenda – o substituto de Guido Mantega é uma das indicações mais aguardados para a nova composição ministerial. O ex-secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa; o atual presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho; o economista do Bando Mundial, Otaviano Canuto; e o atual presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco são possíveis nomes indicados para o Ministério.
Na Casa Civil – as especulações apontam para a permanência de Aloizio Mercadante no cargo.
No Ministério das Relações Institucionais – as indicações apontam que Ricardo Berzoini, atual Ministro, pode continuar na função.
No Ministro da Justiça – A permanência do atual Ministro, José Eduardo Cardozo, é apontada como a escolha da presidente. Outro nome que aparece na disputa pela indicação é o do Ministro licenciado do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp.
Jaques Wagner – O atual governador da Bahia, que auxiliou na campanha do Governador eleito, Rui Costa, é indicado como nome para assumir algum dos Ministério no próximo ano.
Thomas Traumann – Atual Ministro da Comunicação Social que teve papel importante na campanha eleitoral da presidente deve continuar na composição do governo.
Giles Azevedo – Ex-chefe de Gabinete da Presidente e integrante da coordenação da campanha para reeleição, Azevedo pode assumir algum cargo na Esplanada dos Ministérios.
Juca Ferreira – Ex-ministro da Cultura no governo Lula e secretário da cultura do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, Ferreira é um dos nomes que aparecem junto as apostas para o próximo ano.
Equipe CSA
About The Author
Categoria: [xyz-ips snippet=”Categoria”]
[xyz-ips snippet=”Tag”]
Postado em: [xyz-ips snippet=”Data”]