Entrevista Coletiva – Meirelles e Jucá.
MINISTRO DA FAZENDA, HENRIQUE MEIRELLES E O MINISTRO DO PLANEJAMENTO, ROMERO JUCA, CONCEDEM ENTREVISTA COLETIVA…
- ENTREVISTA COLETIVA – MINISTRO DA FAZENDA, HENRIQUE MEIRELLES, E MINISTRO DO PLANEJAMENTO, ROMERO JUCÁ
MINISTRO DA FAZENDA, HENRIQUE MEIRELLES E O MINISTRO DO PLANEJAMENTO, ROMERO JUCA, CONCEDEM ENTREVISTA COLETIVA E ANUNCIAM A META FISCAL
Na última sexta-feira, o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o Ministro do Planejamento, Romero Jucá, concederam entrevista coletiva e divulgaram a nova meta fiscal para 2016, que prevê um déficit de 170,5 bilhões nas contas públicas. A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional, ainda esta semana.
Segundo Meirelles, a meta fixada é realista e estimada dentro de critérios rigorosos, utilizados pelo mercado, pelos diversos analistas independentes e pelos analistas do Governo Federal. Mas, ressaltou que “há margens para incertezas de questões fora de controle”.
Criticou alguns contingenciamentos de despesas realizadas pelo Governo Federal e ressaltou que na proposta a ser enviada ao Congresso, essas despesas serão descontigenciadas para que os órgãos públicos não deixem de prestar serviço ao público.
De acordo com o Ministro da Fazenda, estima-se um crescimento liquido de despesa de 19,9 milhões, em decorrência do pagamento de algumas despesas em atraso e da própria renegociação da dívida dos Estados, o que deve ser compensado, parcialmente, com a receita das regularizações de capitais no exterior.
Ressaltou que a proposta não contempla medidas que estão sendo estudadas e que serão anunciadas no futuro próximo. Destacou que “o compromisso é que a trajetória de dívida pública seja controlada para que ela cresça de maneira sustentável, se estabilize e venha a cair em determinado momento”.
Romero Jucá reforçou uma mudança de postura em relação à política econômica e que o número divulgado espelha a realidade e está sendo tratado como um teto, que com uma boa gestão, a partir de agora seja capaz de diminuir as despesas do Governo Federal. Destacou que “a meta fiscal não é novela para ser feita em capítulos. Vamos trabalhar para fazer com que os números ganhem confiança. A visão deste governo é diferente do outro, exatamente, porque não estamos escamoteando a verdade”.
Na entrevista ficou muito claro, qual será o caminho prioritário do Governo de Michel Temer. Diante do pouco tempo para realizar reformas estruturantes, conseguir vender a ideia de que o país tem condições de recuperação econômica e permitir que, a credibilidade dcorrente desse fato, seja capaz de atrair investimentos do setor privado, é primordial para o sucesso do atual Goveno.
Daniella Barbosa Pereira
About The Author
Categoria: [xyz-ips snippet=”Categoria”]
[xyz-ips snippet=”Tag”]
Postado em: [xyz-ips snippet=”Data”]
Veja também
Desvendando o DIP Financing: Uma Abordagem Transformadora na Recuperação Judicial Empresarial
0 Comments
/
Nos meandros complexos da recuperação judicial, as empresas…
Cláusulas “ad corpus” e “ad mensurum” em contratos de compra e venda de imóveis
Cláusulas "ad corpus" e "ad mensurum" são termos usados…
RDC 786/2023 – Nova resolução sobre exames de análises clínicas aprovada pela Anvisa
O que muda a partir de 1º de agosto de 2023?
A Anvisa libera…