A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados
A votação para a escolha do novo presidente da Câmara, que exercerá o mandato até fevereiro de 2017, está prevista para hoje, 13, às 16h …
A votação para a escolha do novo presidente da Câmara, que exercerá o mandato até fevereiro de 2017, está prevista para hoje (13) às 16h e deve se estender à madrugada. No entanto, a intenção da Casa é divulgar o novo presidente antes de meia-noite.
Mesmo com as 17 candidaturas* registradas, a disputa será concentrada em poucos deputados e tudo indica que haverá segundo turno. Diante do contexto político, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF); o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); o segundo vice-presidente da Câmara, Fernando Giacobo (PR/PR), e o deputado Marcelo Castro (PMDB/PI), surgem como parlamentares protagonistas nessa eleição.
Nesse sentido, as características de cada parlamentar e o alinhamento político de cada um serão fatores decisivos. Rogério Rosso, em um primeiro momento, é o candidato favorito do Centrão, composto pela reunião de partidos com quase 220 deputados e, visto com bons olhos pelo Governo. Outro parlamentar no páreo é o Rodrigo Maia que declara ter apoio de parte do PSDB, do Centrão e do Centrinho.Com a chegada de Marcelo Castro na disputa, chegou a ter sua candidatura engraquecida, mas, rapidamente, retomou o folêgo com a candidatura de Orlando Silva (PCdoB-SP), que pode vir a repartir votos com Marcelo Castro. Castro, pode ter o apoio também de uma ala da antiga oposição, composta pelo PSDB, DEM e PPS, que entendem que uma derrota do Centrão poderia viabilizar uma futura candidatura do PSDB à presidência da Câmara dos Deputados. Marcelo Castro foi contrário ao impeachment de Dilma Rouseff, motivo pelo qual, é visto como nome de oposição a Temer. Fernando Giacobo, apoiado também por parte do Centrão, além dos votos de seu partido, deve contar com aliados em outros partidos, considerando os cargos da segunda-vice-presidência que distribuiu ao se eleger.
- Como será a votação?
- Os parlamentares mais cotados para o cargo
Rogério Rosso (PSD/DF) – Deputado Federal, Advogado ,47 anos; 2º Mandato (Eleições 2007 e 2014); Líder do PSD na Câmara dos Deputados; Titular na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e na Comissão Externa destinada acompanhar as ações referentes à epidemia de Zika Virus e à microcefalia (CEXZIKA). Propostas: defende a independência do Legislativo e a ampliação do diálogo entre os poderes, racionalização dos horários das sessões; valorização da bancada feminina.
Rodrigo Maia (DEM/RJ) – Deputado Federal, bancário, 46 anos; 5º Mandato consecutivo (Eleições 1998, 2002,2006, 2010 e 2014 – Titular); Integra a base aliada de Michel Temer; Titular na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Suplente na Comissão de Viação e Transportes (CVT). Propostas: fortalecimento do Poder Legislativo; recuperação da imagem dos deputados; melhor diálogo entre os partidos.
Marcelo Castro (PMDB/PI) – Deputado Federal, Médico, 66 anos – 5º Mandato consecutivo (Eleições 1998, 2002,2006, 2010 e 2014 – Titular); Ministro da Saúde no Governo Dilma; Titular na Comissão de Relação Exteriores e a Defesa Nacional (CREDN); Presidente da Executiva Estadual do PMDB/PI.
Fernando Giacobo (PR/PR) – Deputado Federal, Empresário, 45 anos, 4º Mandato consecutivo (Eleições 2002,2006, 2010 e 2014 – Titular); Presidente do PR no Paraná; Titular da MESA na Câmara dos Deputados. Atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Propostas: resgatar a imagem do Parlamento. Slogan: “Câmara pelo Brasil: compromisso e responsabilidade”.
13/07/2016 – 14:00
*14 deputados. Atualizada às 15:20
Daniella Barbosa Pereira
About The Author
Categoria: RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS, Rodrigo Alberto Correia da Silva
Tags: camara dos deputados, correia dasilva advogados, csa, presidente, relacoes governamentaisPostado em: 13/07/2016