Compliance: uma prioridade para as empresas
O compromisso com a ética e o respeito às leis é uma prioridade
A América Latina possui um ambiente regulatório em constante mudança. Por isso, o papel da área de compliance nas empresas tem se tornado cada vez mais ativo, necessário e urgente.
O compromisso com a ética e o respeito às leis é uma prioridade. As empresas, em geral, vêm estruturando uma área de Integridade Corporativa – IC para assegurar e avaliar os processos internos existentes, bem como de seus parceiros comerciais e prestadores de serviços, de forma a assegurar uma posição sólida e firme no mercado em que atuam. A Integridade Corporativa IC tornou-se uma importante ferramenta para alavancar a competitividade e o posicionamento reputacional das empresas.
A área de IC vem se consolidando nas empresas por meio de profissionais integralmente dedicados e, inclusive, por meio da formação de comitês de compliance que não só atuam na análise dos processos internos, mas organizam-se para acompanhar de forma continua as legislações aplicáveis aos segmentos em que atuam comercialmente. Além disso dedicam-se a mitigação de riscos inerentes às operações e a evitar situações de não conformidade com as leis. Estas ações garantem que a empresa se afaste de desvios potenciais aos negócios, às pessoas ou à sua reputação.
Objetivo estratégico de IC é fomentar uma cultura sustentável e gerar aos executivos das empresas e funcionários as bases para estabelecimento de estruturas claras e mecanismos de controle autônomos permitindo que este modelo organizacional alavanque oportunidades de negócios e antecipe-se à ameaças potenciais, de forma a tornar-se um grande diferencial competitivo. Com a colaboração de todos posiciona a empresa muitas vezes a tornar-se “um exemplo a ser seguido”.
Thais Carloni
About The Author
Categoria: ADMINISTRATIVO, REGULATÓRIO E AMBIENTAL, Rodrigo Alberto Correia da Silva
Tags: administrativo, ambiental, compliance, correia dasilva advogados, csa, empresas, prioridade, regulatorioPostado em: 31/07/2018
Veja também
Desvendando o DIP Financing: Uma Abordagem Transformadora na Recuperação Judicial Empresarial
0 Comments
/
Nos meandros complexos da recuperação judicial, as empresas…
Cláusulas “ad corpus” e “ad mensurum” em contratos de compra e venda de imóveis
Cláusulas "ad corpus" e "ad mensurum" são termos usados…
RDC 786/2023 – Nova resolução sobre exames de análises clínicas aprovada pela Anvisa
O que muda a partir de 1º de agosto de 2023?
A Anvisa libera…