BLOG

_________________________

16 de janeiro de 2018

Boletim Legislativo - 075

Temer e a Ciranda Ministerial

A política essa semana assistirá o desenrolar jurídico da nomeação de Cristiane Brasil (PTB/RJ) para o cargo de Ministra do Trabalho, que teve sua indicação impedida.

Boletim Legislativo - 075

A política essa semana assistirá o desenrolar jurídico da nomeação de Cristiane Brasil (PTB/RJ) para o cargo de Ministra do Trabalho, que teve sua indicação impedida por contrariar o princípio da moralidade contra a administração pública. Espera-se a decisão dos recursos oriundos da própria Cristiane Brasil e da Advocacia Geral da União (AGU).

Segundo informações de bastidores, o Planalto ainda não tem nomes para uma possível substituição do nome de Brasil, sendo que o próprio PTB é categórico na indicação da Ministra. Lembrando que o partido pertence ao bloco parlamentar que reúne também os partidos PROS, PSL e PRP, sendo importante mantê-los junto à base para apoio da Reforma da Previdência, principal proposta do ano do governo.
É necessário observar também que ainda não há nomes cotados para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), porém, devido ao bom trabalho do ex-ministro Marcos Pereira, indicação do PRB, espera-se que o novo nome fique ainda a cargo desse partido. 

Em relação à Reforma da Previdência, as negociações não param, sendo que enquanto alguns continuam com as reuniões entre parlamentares; o presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), já se manifestou dizendo que se reunirá com os governadores dos Estados visando angariar votos favoráveis à Reforma. Ele acredita que a piora nas contas públicas dos estados pode facilitar a obtenção dos votos necessários. Outro argumento que será utilizado para a defesa da reforma, é o rebaixamento da nota de investimento do Brasil.